Novidades rss

Premiações


Infâmia recebe prêmio em Passo Fundo

27.08.2013 comentários  comente

Ana Maria Machado recebe prêmio Zaffari e Bourbon
Ana Maria Machado recebe prêmio Zaffari e Bourbon  (crédito: Claudio Tavares - Jornal O Globo)

O romance "Infâmia" venceu a 8ª edição do Prêmio Passo Fundo Zaffari Bourbon de Literatura, o mais elevado concedido a um único livro no Brasil.

O prêmio destina-se a um romance selecionado entre os que foram escritos em língua portuguesa e publicados no Brasil nos últimos dois anos.

Ao todo, a edição deste ano recebeu 326 livros inscritos publicados entre 2011 e 2013.

Leia... leia mais

Ana Maria Machado recebe o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil

20.12.2012 comentários  comente

A escritora com o prêmio
A escritora com o prêmio

No final de novembro, Ana Maria Machado foi à FIL - Feira Internacional do Livro de Guadalajara, onde recebeu o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil.

O prêmio, que é patrocinado pela Fundação SM e pela CERLALC, a comissão da UNESCO para o fomento do livro na América Latina, compreende uma bela escultura do artista espanhol Alfonso Ruano. leia mais

Fundação SM premia Ana Maria Machado

12.10.2012 comentários  comente

Ana Maria Machado foi vencedora do Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil de 2012. O prêmio será entregue na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, no dia 27 de novembro.

O prêmio criado em 2005 consagra um escritor brasileiro pela segunda vez. Bartolomeu Campos de Queirós foi escolhido em 2008.

O Prêmio Ibero-americano SM é promovido pela... leia mais

Autora recebe título de Membro Honorária do IBBY

25.07.2012 comentários  comente

Ana Maria Machado foi agraciada com o título de Membro Honorária do IBBY, International Board on Books for Young People.
O prêmio, que a Organização Internacional do Livro Infantil concede a cada dois anos, é dirigido para quem tenha uma trajetória de vida dedicada à promoção de leitura e livros para crianças, tanto no âmbito nacional quanto internacionalmente.
A entrega do prêmio... leia mais

Infâmia é finalista do Prêmio Portugal Telecom

06.06.2012 comentários  comente

O romance Infâmia, de Ana Maria Machado, é um dos finalistas do Prêmio Portugal Telecom, anunciados dia 30 de maio. Entrelaçando diferentes histórias de inocentes vitimados por insinuações e boatos difamantes, ou acusados por crimes que não cometeram, o livro leva o leitor a refletir sobre fatos e versões, verdades e mentiras. leia mais

Ana Maria Machado ganha Troféu Rio 2011

03.08.2011 comentários  comente

Ana Maria Machado acaba de ganhar o Troféu Rio 2011, como Personalidade Cultural do Ano, pela União Brasileira dos Escritores. O prêmio será entregue em solenidade no dia 26 de agosto. leia mais

Prêmio Príncipe Claus

07.09.2010 comentários  comente

Neste 6 de setembro, anunciou-se na Holanda que Ana Maria Machado foi uma das ganhadoras do premio Príncipe Claus 2010.

O prêmio é conferido anualmente a 11 indivíduos ou organizações de diferentes áreas artísticas e países diversos, no reconhecimento de conquistas excepcionais no campo da cultura e do desenvolvimento. Segundo o regulamento do prêmio, os ganhadores são celebrados... leia mais

Sinais do Mar na lista White Ravens

09.02.2010 comentários  comente

Castelo Blutenburg, sede da International Youth Library
Castelo Blutenburg, sede da International Youth Library  (crédito: Flickr (itadiego))

A Biblioteca Internacional da Juventude (Internationale Jugendbibliothek) em Munique acaba de divulgar sua lista White Ravens. Nela , apos exame da produção mundial para a criança e o adolescente no ano anterior, os especialistas escolhem os destaques de cada país. Sinais do Mar, o livro de poemas de Ana Maria Machado, foi um dos premiados com essa escolha referente ao ano de... leia mais

Ana indicada ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

07.02.2010 comentários  comente

Ana Maria Machado foi uma das indicadas ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria de Literatura. O Prêmio, que reúne os antigos Estacio de Sá e Golfinho de Ouro, será entregue dia 10 de fevereiro no Teatro João Caetano.

leia mais