Histórias meio ao contrário rss

Quem foi que fez?

19.04.2012comentários comente
Postado em: Premiações

Quem foi que fez?
Quem foi que fez?  (crédito: Luísa Baeta)

Continuamos com a proposta da coleção ABRE O OLHO: de uma forma lúdica, brincando, ajudar a despertar o olhar da criança para uma percepção do mundo. Ainda é uma aposta na possibilidade de uma descoberta poética das coisas. Mas agora, neste volume, o foco é outro – distinguir natureza e cultura. As fotos que Luísa me trouxe focalizam essa distinção. Os versos que fiz para elas ajudam a orientar uma primeira leitura.

Na verdade, QUEM FOI QUE FEZ? é um livro que sugere perguntas, uma atrás da outra, e não aponta respostas. Apenas brinca de sugeri-las. Das mais concretas às mais abstratas. De uma forma bem divertida e, às vezes, comovente.

Convidamos o leitor a sair passeando de olhos abertos, ouvidos atentos e percepção aguçada , procurando descobrir o que foi feito por mãos humanas e o que brota sozinho na natureza. Mas também, a notar aquilo que mãos humanas podem fazer com o que faz parte da natureza. Nem sempre para melhorar.

Pensar sobre essas coisas, em qualquer idade, faz parte de uma atitude antropológica. Mas também convida a uma consideração crítica, de respeito à natureza e ao planeta. Mais ainda: é uma reflexão que se abre sobre outras questões, aquelas bem sérias sobre as quais as religiões sempre se debruçaram e a filosofia vem se interrogando há milênios. Como surgimos? De onde viemos? Qual nosso lugar no mundo?

Tudo isso está também ligado aos grandes e fascinantes mistérios da criação. Como se cria a vida? E a arte?
Vamos celebrar cheiro de pão, gosto de fruta, canto de passarinho, murmurio das ondas, barulho de chuva. Prestar atenção em concha, ninho e casa, Mas também na música que nos faz querer dançar e no acalanto que faz adormecer. Ou no latido do cachorro que alguém prendeu.

Mais uma vez, a proposta desse livro é funcionar apenas como um ponto de partida. Uma provocação para que, inspirados por ele, adultos e crianças possam sair juntos pela cidade observando, analisando, pensando. E conversando muito sobre tudo isso, de que nossa vida se tece.

Tags: fotografiaquem-foi-que-fezolhar.


imagens


Quem foi que fez?  
(Luísa Baeta)

Indique este post |  Permalink |  Versão para impressão

Compartilhe: delicious   digg   technorati   google   stumbleUpon


comentários

Não há comentários até o momento.

Envie seu comentário


Para comentar é preciso estar logado no site. Faça seu login ou registre-se.